Visitar o centro de Santos é uma viagem histórica, tanto na arquitetura, quanto na gastronomia. A cidade é também uma das mais antigas do Estado de São Paulo e possui o maior jardim de orla de praia do mundo, sete universidades, supermercados, museus, centros culturais, bibliotecas, teatros e cinemas.
Santos tem inúmeros monumentos históricos, compostos por azulejos e mármores, máscaras e estátuas, pinturas em tela e afrescos, altares e túmulos, gradis de ferro e postes de iluminação, pormenores que valorizam as obras.
No Centro de Santos permanecem ainda alguns trabalhos do pintor e historiador Benedicto Calixto, dentre eles os painéis do Salão dos Pregões da Bolsa Oficial de Café. Lá, é possível conhecer o Museu do Café, que ocupa uma bolsa de mercadorias de 1922, preservada na zona histórica que explora o papel fundamental da área para o comércio de café do Brasil.
Outra marca tradicional da Cidade que praticamente se tornou um símbolo de Santos é o Café Carioca . Inaugurado em 1939, o local é um dos mais importantes pontos de encontro dos santistas que visitam o Centro, uma parada obrigatória para qualquer pessoa que ama a tradição das refeições à la carte, lanches e pastéis em um ambiente clássico de bar com ares de boteco, como se auto definem.
Fomos recebidos pelo Genivaldo Francisco dos Santos, que há 27 anos trabalha no Café Carioca. "Essa é minha segunda casa, é maravilhoso trabalhar aqui", confidencia ele.
Lá experimentamos momentos de nostalgia, enquanto saboreamos os melhores pastéis que já comemos na vida.
A Chef Ju Souza, responsável pelo Café Carioca, desenvolveu novas receitas com sabores diferenciados como salmão com cream cheese e bacalhau, muito saborosos e bem recheados. Outro destaque é o clássico pastel de carne, com um monte de recheio e bem molhadinho, bem diferente do que comemos na capital. Além dos pastéis, o bife à parmegiana faz muito sucesso. A carne é tenra e vem no ponto certo, acompanhado de molho de tomate caseiro, arroz e batata frita sequinha.
Localizado entre a prefeitura e a Bolsa do Café, o local é ponto de encontro de políticos e personalidade, desde 1939. Já se sentaram naquelas mesas Getúlio Vargas, Pelé, Mário Covas, Plínio Marcos, Nuno Leal Maia, Fernando Haddad, Hortência e outros. “Dentre as histórias sobre o Café Carioca, uma delas é que o Mário Covas vinha buscar pastel de helicóptero”, conta a Chef Ju Souza.
“Muitos que hoje frequentam aqui, vinham com seus pais e carregam muitas memórias afetivas. Por isso mantemos a mesma aparência desde a inauguração. A cada reforma tomamos cuidado para manter o piso, os balcões. Entrar aqui é uma viagem no tempo”, completa ela.
A equipe é toda muito simpática e usam uniformes impecáveis, que combinam perfeitamente com a atmosfera de bar antigo. “Conheci aqui através do meu pai há mais de 50 anos, e sigo saboreando até hoje. É o melhor pastel de Santos, sem dúvida, recomendo também o molho de pimenta caseira”, nos confidenciou Francisco Almeida Júnior, de 60 anos, enquanto saboreava um chopp com pastel de carne com queijo, sentado em uma das mesas externas.
Uma das bebidas mais consumidas e amadas do mundo, o café também é grande propulsor do crescimento da cidade de Santos e da economia brasileira. Até hoje, o país é considerado o maior produtor e exportador do café, seguido de Vietnã e Colômbia. Por isso, visitando o Café Carioca, finalize sua experiência com um cafezinho tirado à moda antiga.
Café Carioca
Praça Visconde de Mauá, 1 - Santos -SP
Instagram: https://www.instagram.com/cafecarioca