A Cantina Nonna Mimi
Nanau Paes
A Cantina Nonna Mimi

Para quem, como eu, cresceu com aquele costume bom de comer macarronada no almoço de domingo na casa da vovó, vai entender do que estou falando. O Nonna Mimi oferece mais do que massas, carnes e peixes: É uma viagem no tempo e um reencontro com a infância.

De repente, adentramos ao universo de aromas e sabores, de pratos bonitos e bem servidos. Vale ressaltar que nessa cantina, as porções são bem generosas. Quase pude ouvir minha vó dizendo: “come mais, para crescer forte”.

O salão principal da Cantina Nonna Mimi
Nanau Paes
O salão principal da Cantina Nonna Mimi

A decoração é de muito bom gosto, composta por uma grande lareira, móveis rústicos, antiguidades e toalhas nas cores da bandeira da Itália. Alguém mais bairrista associaria os tons de verde e vermelho com o Bexiga, o bairro italiano de São Paulo.

Por falar em lembranças, um casal que estava sentado na mesa ao lado estava de volta à Campos, depois de aproximadamente 20 anos. “É inacreditável, o restaurante sofreu mudanças no espaço físico, mas o atendimento e os pratos continuam incríveis, com o mesmo sabor”, comentaram. Eles escolheram a casa para comemorar o aniversário de casamento. Segundo o gerente geral do Nonna Mimi, Adriano Aparecido Castro, a casa recebe muitos casais em viagens românticas e famílias em férias.

Adriano Aparecido Castro, gerente da Cantina Nonna Mimi
Nanau Paes
Adriano Aparecido Castro, gerente da Cantina Nonna Mimi


“O restaurante é muito frequentado por moradores Campos do Jordão e também por turistas do Vale do Paraíba e da capital”, explicou o gerente, há dez anos no Nonna Mimi. “Muita gente compartilha histórias bonitas conosco, é emocionante”, contou Castro.

“Somos uma casa acolhedora e recebemos muitos pedidos de noivado. Depois esses casais voltam para comemorar os aniversários de casamento e passamos a ser um dos cenários da história deles. Temos um salão anexo que reservamos para festas e pequenas comemorações de famílias e grupos. A verdade é que amamos festejar”, alegrou-se o gestor.


Castro contou que, certa vez, serviu um rapaz, que havia pedido perna de cordeiro. De repente, o jovem começou a chorar e explicou: “Você está montando o meu prato exatamente do jeito que meu pai pedia. Eu era criança, mas me lembro perfeitamente”.

Onde tudo começou

A cantina tem mais de 40 anos e nasceu por acaso. No salão principal, onde hoje são servidos os clientes, era originalmente a sala da casa de uma italiana conhecida como Mimi. Ela costumava receber os amigos com antepastos de berinjela e sardela, acompanhadas de fatias de pão italiano.

Castro conta que as pessoas gostavam tanto do que ela preparava, que os convidados passaram a levar os amigos para experimentar as entradinhas e massas da Nonna, que acabou transformando sua sala em um lugar para criar memórias afetivas, a Cantina Nonna Mimi.

A entrada criada pela Nonna
Nanau Paes
A entrada criada pela Nonna

Anos se passaram, a cantina hoje pertence ao Grupo Salvador, que preserva as receitas e a história da matriarca. Em 40 anos, muitas famílias comemoraram e se apaixonaram pelas receitas da Nonna.

Outra história marcante para o gestor, é a de uma cliente que sempre ia com a companheira. “Domingo ela veio sozinha e me contou do falecimento da esposa. Foi muito triste, sempre víamos as duas juntas. Ela disse que vai continuar frequentando a cantina em homenagem à memória de sua companheira”, emociona-se Castro.

“Ouço muitas pessoas que pedem parmegiana, por exemplo, e associam a alguma memória da infância”, pontua ele. “Por isso, nosso cuidado é manter o mesmo sabor dos pratos em respeito à lembrança afetiva dessas pessoas, oferecendo alimento emocional também”.

Chef Maria Claudia Rebelo do Nonna Mimi
Nanau Paes
Chef Maria Claudia Rebelo do Nonna Mimi

A cozinha é coordenada pela Chef Maria Claudia Rebelo, muito competente, na casa há 12 anos. Ela e a equipe prezam muito pela tradição. “Eu preciso ressaltar o imenso orgulho que tenho da equipe, muitos começaram sem qualquer tipo de experiência e foram crescendo, fazendo cursos e se aprimorando. Todos são extremamente profissionais, comprometidos e educados.

Para entregar uma culinária impecável, o Nonna Mimi só trabalha com produtos de qualidade. O queijo utilizado na cozinha, por exemplo, vem do Vale do Paraíba e os embutidos são trazidos de Minas Gerais. Além disso, 40 caixas de tomate são necessárias por semana para a fabricação dos molhos; as massas também são todas artesanais e fiéis às receitas da Nonna.

Os pratos



O prato mais antigo servido no Nonna Mimi é a perna de cordeiro, receita original da matriarca. A perna de cordeiro é demoradamente cozida com alecrim, anis estrelado, tomate e cebola. Acompanha batata laminada, tomate, cebola e arroz. Na Itália é considerado um prato comemorativo, escolhido para celebrar uma ocasião especial.

Nossa experiência com a culinária da Cantina Nonna Mimi superou nossas expectativas. Fomos inicialmente apresentados à entrada típica da Nonna, com antepasto de berinjela, sardela, azeitonas, queijo Roquefort, salame fatiado e torradinhas de pão italiano. Tudo muito saboroso!

O queijo brie servido na pedra, acompanhado de geleia de frutas vermelhas e morango fez sucesso tanto pelo visual quanto pela alegria proporcionada às nossas papilas gustativas.

Como prato principal, escolhemos o filé mignon à parmegiana, muito solicitado pelos clientes por estar ligado a memórias familiares, como explicou o gestor. Decidimos criar nossas lembranças também e nos surpreendemos com o prato. A porção alimenta três pessoas facilmente. Outro aspecto interessante é que a carne é cortada com colher, tamanha a maciez. Como todo prato italiano, leva muito molho e queijo em abundância. Acompanha arroz e batatas fritas em porção generosa.

Spaghetti al Formaggio
Nanau Paes
Spaghetti al Formaggio

Na sequência, fomos agraciados com o Spaghetti al Formaggio, preparado em nossa mesa (acompanhe no vídeo). O espaguete ao molho de quatro queijos é flambado com uísque e preparado dentro de um enorme queijo parmesão. A massa é servida com farofa de pão italiano, nozes e bacon.

Assistir ao preparo coreografado, executado com maestria e depois provar a massa perfumada, com molho perfeito, foi uma experiência inesquecível.

Pudim de leite do Nonna Mimi
Nanau Paes
Pudim de leite do Nonna Mimi

A sobremesa que escolhemos foi o pudim de leite, que para nossa surpresa, foi trazido na lata. O maitre – prefiro chamar de mágico – usa o artifício do fogo e da cadência de movimentos, para nos surpreender ao servir um pudim belíssimo, delicioso.... E ainda gelado.

Se você vai à Campos do Jordão, reserve um tempo para presentear-se com a experiência gastronômica da Cantina Nonna Mimi.

Serviço -  Cantina Nonna Mimi

Av. Dr. Januário Miraglia, 2438 - V Telma, Campos do Jordão

Site Instagram 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!