O Chef Augusto Berthoud do Restaurante e Pizzaria Café Terraço
Nanau Paes
O Chef Augusto Berthoud do Restaurante e Pizzaria Café Terraço

Em Campos do Jordão, fomos convidados a conhecer o Restaurante e Pizzaria Café Terraço, na bucólica Vila Natal, do elogiadíssimo Chef Augusto Berthoud. Distante poucos minutos da badalação da cidade, com um trecho de estrada de terra, a casa é ladeada por árvores e flores.

A vista para o lago torna o Café Terraço ainda mais charmoso. A neblina e a chuva dão um tom intimista e romântico que combina perfeitamente com a casa de paredes de madeira. Logo na entrada, uma lareira garante o aconchego aos visitantes.

Ambientes do Café Terraço
Nanau Paes
Ambientes do Café Terraço

O Café Terraço foi fundado em 1950 pela família Caravelas, que escolheu esse nome em homenagem a um bistrô francês, onde Van Gogh teria pintado seu quadro “Girassóis”.  Pintar girassóis tinha um significado especial para Van Gogh, uma vez que comunicavam gratidão.

Em 2014, quando o Chef Augusto conheceu o restaurante e sua história, foi amor à primeira vista, tanto pelo lugar quanto pelo nome.

Há menos de um ano, a casa passou por uma reforma e ganhou uma cozinha panorâmica, onde é possível acompanhar o preparo das pizzas. Foi construído também um moderno forno a lenha idealizado pelo Chef.

A cozinha e o forno a lenha do Café Terraço
Nanau Paes
A cozinha e o forno a lenha do Café Terraço


“O novo forno foi desenhado e desenvolvido por mim. Investi muito tempo em pesquisas e estudo e o resultado é que a massa fica perfeita”, explica Berthoud. O interessante é que, embora dentro a temperatura atinja entre 400 e 450ºC, por fora, o ambiente se mantém inalterado.

A decoração rústica, porém requintada do Café Terraço contou com bom gosto de Vania Marques, esposa do Chef Augusto. Dela também foi a ideia de expor nas paredes quadros inspirados em lugares de Campos do Jordão, pintados pelo artista local, Vittorio Piccolo Borgo Antico.

Além das belezas naturais do entorno, o atendimento é irrepreensível. ”Nosso grande compromisso aqui é oferecer atendimento e gastronomia impecáveis, não temos a necessidade do cliente comer e ir embora logo. Queremos que ele se sinta em casa, que tenha uma noite agradável apreciando um bom vinho, conversando e se alimentando devagar, como deve ser”, pontuou o Chef.


Sobre o Chef Augusto Berthoud

Há 20 anos na gastronomia, Augusto estudou no Senac, trabalhou com culinária francesa durante sete anos, mas acabou apaixonado pela culinária italiana. “Comecei lavando louça, passei por todos os setores de um restaurante. Estudei muito, persisti nas adversidades, trabalhei duro, sempre com carinho, dedicação e foco. Não foi fácil, mas hoje faço o que amo”, emocionou-se Berthoud.

Perguntado sobre o segredo de seu sucesso, o Chef é enfático: Muito estudo, experimentação e ingredientes de qualidade. O restaurante produz em sua horta muitos temperos e hortaliças orgânicas que compõem as receitas. Já a muçarela e o parmesão utilizados na cozinha são fornecidos por um fabricante de outra cidade, com receita adaptada por Berthoud, para atender ao paladar exigente de seu público. Outros itens, como o azeite, shimeji e frutas são adquiridos de produtores das proximidades, fortalecendo a economia local.

Antes que o cardápio ficasse pronto, tal qual um cientista, o Chef promoveu experiências e adaptações. “Até encontrar o ponto correto de cada ingrediente, para que aconteça a explosão de sabores, é um trabalho exaustivo. Porém o resultado é gratificante”, enfatizou ele.

Café Terraço
Nanau Paes
Café Terraço

A pizza com massa fina, leve e crocante, antes de ir para o forno precisa de oito horas de fermentação natural, com levain próprio, e descanso de 24 horas. No cardápio, mais de 50 sabores de recheios, a maioria deles exclusivos do Café Terraço. “Todas minhas pizzas são estudadas e harmonizadas, para que todos os ingredientes possam ser sentidos”, explicou o Chef. O resultado é obra de arte, que une beleza e sabor.

A casa dispõe de um enólogo para indicar o vinho para intensificar os sabores. Além da pizza gourmet, o Café Terraço serve almoço estilo bistrô com opções à la carte aos finais de semana e feriados.

“Minha paixão é cuidar das pessoas, proporcionar alegria através da minha culinária”, confessa Berthoud. “Hoje tenho comigo Chef Jaime, meu braço direito, que me ajuda demais, um dos melhores profissionais que conheço. Toda a equipe é excelente e tenho muito orgulho”, emociona-se ele.

Novos sabores de pizza

A proposta do Café Terraço é oferecer aos clientes uma experiência completa, com entrada, prato principal e sobremesa. Faz parte da cultura também harmonizar pizza e vinho, por isso a equipe nos auxiliou na escolha, que foi impecável.

Começamos a imersão gastronômica experimentando a Focaccia com manjericão fresco, massa crocante e quentinha acompanhada de diversos azeites saborizados, também desenvolvidos pelo Chef. Nossa dica é: Prove todos!

Pizza Café Terraço/ Truta com Palmito
Nanau Paes
Pizza Café Terraço/ Truta com Palmito


No prato principal, começamos pela pizza que leva o nome da casa, Café Terraço. Segundo Berthoud, é uma das mais pedidas pelos clientes. A receita é massa bianca, ou seja, não leva molho de tomate; recheada com uma camada generosa de muçarela, seguida de cogumelo Paris fresco, a tenra rúcula orgânica da horta do chef, damascos, fatias de queijo brie, finalizada com um toque de frutas vermelhas. É uma pizza levemente agridoce, uma combinação suave e surpreendente que nos agradou bastante.

Provamos também a pizza vegana, com molho de tomate, abobrinha ao azeite de alho, palmito, shimeji, rúcula e tomate cereja. A receita foi muito elogiada pela harmonia, frescor e sabor dos ingredientes.

Na sequência, saboreamos a pizza de Palmito com Truta, a primeira criação do Chef Augusto Berthoud, há 12 anos. Ele escolheu esse peixe por ser típico da região, defumou e uniu à massa com muito molho, muçarela, palmito e tomate cereja fresco. O resultado é uma pizza espetacular, com texturas e sabores bem diferentes, que nos agradou muito.

Fechamos com uma sobremesa surpreendente, uma pizza doce com rodelas de abacaxi, creme de frutas vermelhas produzido na casa, uma bola de sorvete de creme artesanal, levemente coberto por canela. O conjunto de ingredientes se mostrou muito equilibrado, nem muito doce, nem muito cítrico. Essa é a assinatura do Chef: uma obra de arte onde é possível apreciar o conjunto e perceber cada nuance.

É importante pontuar que durante nossa permanência no Café Terraço, Berthoud, sempre muito simpático, visitou todas as mesas, cumprimentou cada cliente e fez questão de perguntar individualmente se tudo estava de acordo e se precisavam de algo.

SERVIÇO - Restaurante e Pizzaria Café Terraço

R. Engenheiro Gustavo Kaiser, 855 -Vila Natal

Campos do Jordão

Site:  http://augustoberthoud.com.br/cardapio.html

Instagram:  https://www.instagram.com/cafeterracocamposdojordao/

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!