
Fomos convidados a conhecer o Chateau La Villette e desfrutar da hotelaria de luxo deste lugar inspirado em um autêntico chateau europeu ao estilo normando.
Localizado no coração da Serra da Mantiqueira, a 1800 metros de altitude, mais precisamente no topo da colina da Vila Everest, bairro nobre de Campos de Jordão, o La Villette, belíssimo e sofisticado, é completamente rodeado de muito verde, com vista privilegiada das montanhas e um acolhedor silêncio, tão necessário aos moradores dos grandes centros.
O Chateau é bem exclusivo, oferecendo ambiente propício para quem procura descanso ou uma viagem romântica, intimista. As janelas dos quartos nos presenteiam com uma vista deslumbrante do jardim e das montanhas e é possível ouvir a sinfonia dos pássaros ao acordar.
Nos anos 1980, o Chateau La Villette foi construído em uma área de 13.000m², pelo casal Luiz e Ana Maria Rozette, para ser residência da família. Com o passar dos anos e os filhos adultos, Dona Ana, como é carinhosamente lembrada, decidiu abrir em 1999, o pequeno relais de luxo. Importante lembrar que o lugar não perdeu o aconchego de lar, embora ostente seu posto na categoria Esmeralda, a mais alta da exigente e renomada Associação de Hotéis Roteiros de Charme, desde 2000.
“O ambiente é acolhedor e a experiência é incrível para quem trabalha aqui também”, conta o gerente de Hospedagem, Carlos Miranda, há 15 anos no La Villette. “O hotel manteve o acolhimento de casa, de família. Em todos os ambientes, há detalhes afetivos”, explica o gerente, referindo-se a decoração detalhada e única que Dona Ana imprimiu ao La Villette.

“Dona Ana foi uma pessoa de extremo bom gosto, que viajou muito, para diversos lugares do mundo, desde antes da idealização do projeto. Ela trouxe para cá, muito mais que objetos de decoração. São experiências e sentimentos amealhados em diferentes culturas”, conceitua Miranda.
“Cada cantinho do Chateau foi projetado por ela. Dona Ana passava horas cuidando dos ambientes. Aqui não existem balcões, por exemplo. Ela planejou para que sempre fosse uma casa, onde memórias afetivas são construídas”, enfatiza Carlos.
A personalidade de Dona Ana está tão impressa nos ambientes quanto na gastronomia. O restaurante Le Foyer, criado por ela para oferecer uma experiência inesquecível ao seleto grupo de hóspedes do Chateau, uma culinária franco-suíça e aberta ao terroir da montanha, conta até hoje com um menu inspirado nas receitas de Ana Maria Rozette.

Vale lembrar que todos os colaboradores estão sempre à disposição e aptos a oferecer dicas de passeio, preparar surpresas e mimar os hóspedes. A equipe presta apoio desde a compra de passeios a aluguel de carros, orienta sobre indicações e reservas de restaurantes e atividades turísticas. “Dona Ana falava que os carregamos no colo”, diverte-se o gerente. “Nosso propósito é oferecer excelência, carinho, confiabilidade. Aqui pessoas anônimas ou famosas recebem o mesmo tratamento e desfrutam de total privacidade”, completa.
O Chateau La Villete transpira romantismo. Miranda nos contou que muitos pedidos de noivado são feitos no hotel, assim como muitas festas de casamento. “Estamos prontos para realizar sonhos, com todos os detalhes desejados pelos noivos”, explicou o gerente, “desde a decoração, músicos, estrutura e gastronomia”.

Da mesma forma, destaco os pequenos detalhes que encantam, como a arrumação dos quartos, feita duas vezes ao dia. De manhã, durante o desjejum, a cama é arrumada. À noite, enquanto o hóspede sai para jantar, as toalhas de banho são trocadas e permanecem aquecidas, a cama é preparada para o descanso, o quarto também é aquecido e entregue com apenas os abajures acesos, mais acolhedor impossível.

Mais uma dica para casais: A Suíte Master La Villette oferece a vista das montanhas da Mantiqueira na sala de banho com jacuzzi. À noite, as mesas do jardim, que são aquecidas por lareiras individuais, podem servir aos hóspedes como refúgio para um bom vinho, acompanhado de fondue.
O café da manhã é servido em uma varanda com vista para o jardim e as montanhas, das 9h às 13h, desobrigando o hóspede a acordar cedo. No cardápio, frutas, pães e deliciosos bolos, alguns com a receita original de Dona Ana são servidos diariamente. No entanto, é possível pedir ovos mexidos, panquecas (recomendamos a de frutas vermelhas, perfeita), sucos, café e uma infinidade de sabores de chá. É possível também tomar o chá da tarde com bolos, servidos entre 16h30 as 17h30.

Apesar de Campos do Jordão oferecer muitas opções de passeios, reserve um dia para desfrutar do brunch variadíssimo servido na casa, sem pressa, e conhecer os ambientes internos e externos do Chateau.
As salas de estar e jantar dispõem de muitos objetos de arte, dispostos cuidadosamente, que merecem ser apreciados com calma. No mezanino, uma sala de TV, mesa de jogos e sala de leitura são um convite para ficar um pouco mais, aconchegados à lareira.
Finalmente, recomendamos uma caminhada pelos jardins do hotel, que além de muito bem cuidados, abrigam árvores e flores das mais variadas cores e tipos. Se você tiver sorte, poderá receber a companhia do simpático cachorro Costela, que nos conduziu ao heliponto e nos presenteou com uma vista deslumbrante do complexo.

Serviço – Chateau La Villette
Site: https://www.chateaulavillette.com.br
R. Joaquim Pinto Seabra, 100 - Vila Everest, Campos do Jordão
Instagram https://www.instagram.com/chateau_la_villette/