Natureza exuberante e gastronomia requintada vivem no Rancho Zig Zag

Conhecemos a pousada ecológica ideal para casamentos e famílias com completa infraestrutura. Destaque para o slow food com cardápio variado

Foto: Nanau Paes
Chef Jucélia Costa Manso assina a gastronomia do Rancho

Nossa parada hoje é no Rancho Zig Zag – Restaurante e Pousada , propriedade da família Santos há cinco anos, no aconchego da Serra da Mantiqueira, um ambiente acolhedor e encantador para todos os públicos. Como nós, você vai se sentir em casa.

O nome foi escolhido de maneira interessante: a porteira do rancho é o marco zero da trilha Zig Zag, muito procurada para caminhadas e prática de downhill. Com seis quilômetros de extensão, segue até a Rodovia Floriano Peixoto e termina a um quilômetro do portal de Campos do Jordão.

Foto: Nanau Paes
Entrada do Rancho Zig Zag

Ao chegar, fomos capturados pela vista exuberante, pelo som do riacho e o canto dos pássaros, a trilha sonora perfeita para quem busca descanso.

O lugar é ideal também para as crianças, oportunidade do contato direto com a natureza, desde trilhas, o banho no riacho, a horta, pomar, alimentar os animais, até observar os diversos pássaros e borboletas que estão em toda parte.

Há ainda um lago para pesca esportiva, piscinas, áreas de piquenique, casinha na árvore e redes para descanso entre as árvores. O rancho ainda oferece bicicletas gratuitamente aos hóspedes que queiram fazer trilha ou visitar a famosa Cachoeira do Lageado.

Foto: Nanau Paes
O casal Santos proprietários do Rancho Zig Zag

O proprietário do Zig Zag, Michel Toledo Dos Santos, conta que o rancho é banhado pelo rio Sapucaí-Mirim, que faz divisa de município entre Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal e forma a bela cachoeira.

Os chalés

Os chalés de estilo rústico projetados por Michel e são confortáveis e espaçosos. Pensando em sustentabilidade, todas as madeiras utilizadas nos chalés vieram de demolição e dormentes. Além disso, todos comportam seis pessoas, equipados com lareira, frigobar e TV a cabo.

Foto: Nanau Paes
Vista da janela do chalé

“O Zig Zag começou como recanto para a pescaria, mas as pessoas gostavam tanto de ficar aqui e solicitaram uma pousada. Por isso criamos os chalés e o restaurante, as piscinas e o playground, para oferecer o máximo de conforto a quem procura descanso entre as montanhas”, lembrou Santos.

Foto: Nanau Paes
Trilha do Rancho Zig Zag

A realidade é que muitos hóspedes chegam na sexta-feira e não tiram o carro do estacionamento até a hora de ir embora, no domingo. “Conseguimos atendê-los com café da manhã, almoço, jantar e atividades para as crianças. Os pais podem até levar seus filhos para brincar no riacho de águas límpidas e desfrutar das redes nas árvores ao som das águas”, pontua o gestor.

Em breve, um rancho ganhará novas trilhas e uma delas levará a um mirante, com uma vista privilegiada das montanhas. “É uma trilha fácil e curta, pensada para criar memórias afetivas. O grupo sobe para ver o sol se pôr, depois, ao anoitecer, acendemos uma fogueira e marshmallows farão a alegria da criançada. É mágico”, explicou Santos.

Foto: Nanau Paes
A estrutura para a fogueira

A surpreendente gastronomia autoral da Chef Jucélia Costa Manso

Foto: Nanau Paes
Restaurante Zig Zag

O conceito de Slow Food remete a uma gastronomia que começa com a escolha dos alimentos e a forma de produção, o respeito pelo meio ambiente e os produtores artesanais, até chegar à mesa, onde a convivência e a celebração são fundamentais. Assim é a experiência no restaurante comandado pela Chef Jucélia Costa Manso, esposa de Michel.

É visível a paixão de Jucélia, que trabalhou com a Chef Helena Rizzo (Master Chef), pela cozinha. Suas criações utilizam temperos, hortaliças e legumes da horta do rancho, shitake e trutas da região. As receitas são preparadas com o saboroso azeite Rossini, produzido em Santo Antônio do Pinhal, que realça o sabor. É uma culinária com simplicidade do interior e requinte dos grandes restaurantes.

Jucélia conta que começou a cozinhar para atender aos visitantes no rancho, depois aos hóspedes e quando se deu conta várias pessoas vinham somente para comer. “Meus pratos começaram a ter muita fama, foi muito natural. Desde o início eu sempre dei importância a todos os públicos: vegano, quem sofre de intolerância à lactose e o carnívoro, igualmente”, destacou ela.

Foto: Nanau Paes
O famoso cupim da Chef Jucélia Costa Manso


“Gosto de fugir do trivial, pegar o ingrediente que não é tão nobre e transformá-lo em um prato de encher os olhos, com os acompanhamentos certos e com um sabor especial”, pontua Jucélia.

Assim como nas receitas, a Chef gosta de investir na qualificação de pessoas. “Gosto de investir em pessoas que não sabem nem cortar cebola, ensiná-las, treiná-las e vê-las dominando tudo na cozinha”, comenta Jucélia, cujo sonho é montar um centro de capacitação.

Talvez esse seja o dom de Costa Manso: Extrair o melhor de tudo ao seu redor, despertando o talento das pessoas e melhor sabor dos ingredientes.

 Os pratos mais pedidos da casa são a costela no bafo, com 12 horas de preparo, o cupim, as lasanhas feitas com massas frescas, abertas na hora, e parmegiana de carne, frango ou berinjela. O molho de tomate é 100% artesanal.

Recomendamos com louvor

Fomos recebidos em uma belíssima mesa, a apresentação dos pratos estava impecável. De entrada provamos o quibe vegano, preparado em formato de ninho, com massa de linhaça e brócolis, recheado com chutney de damasco, cream cheese de leite de amêndoas e finalizado com pinhão salteado. Muito leve e delicioso.

Foto: Nanau Paes
Em ordem: quibe vegano, mini parmegiana e croquete de costela

Na sequência, a mini parmegiana, um cubo de filé mignon empanado com farinha panko, acompanhado de creme gorgonzola, tomate cereja confit e finalizado com parmesão e flores comestíveis. Tão bonitos e saborosos, que iríamos de São Paulo até o Rancho só para comê-los.

 Fechamos com os croquetes de costela no bafo, feitos a partir do famoso prato de costela. A carne é desfiada e empanada em farinha panko. Os bolinhos são servidos com chutney de manga e um creme de gorgonzola. Eles são muito crocantes por fora, macios e cremosos por dentro. Fantástico!

Foto: Nanau Paes
Acima:Cupim ao molho pesto / Meio: Truta Araucária/ Abaixo: Truta dos campos


Como prato principal experimentamos o cupim, que também é preparado por 12 horas em forno a lenha e finalizado na manteiga noisette. As postas são servidas ao molho pesto de manjericão e ervilhas frescas na manteiga de páprica. Acompanha purê de mandioquinha, tomate assado e batata rústica. O perfume desse prato é indescritível, assim como a maciez da carne.

Na sequência, a Truta Araucária, uma ode a Campos do Jordão, uma vez que o pinhão é uma iguaria típica da região, assim como a truta. O prato é um filé de truta salteado com temperos orgânicos da horta do restaurante, finalizado com pesto de pinhão salteado. Acompanha salada de couscous marroquino e batata rústica. Recomendamos muito!

Para a sobremesa, um virado de banana, doce típico da região, feito com banana nanica, prata e terra. Nessa releitura da Chef, o doce é empanado, frito e servido quente, salpicado de canela, com purê de banana da terra e uma bola de sorvete artesanal de Cumaru, uma semente da Amazônia que lembra muito a baunilha.

Foto: Nanau Paes
Esquerda - Virado de banana e direita, Brownie e sorvete


 Finalizamos com brownie de chocolate meio amargo e castanhas, como a casquinha perfeita em cima, acompanhado de doce de leite e sorvete artesanal de Cumaru. Perfeição define!

Além da gastronomia que por si compensa a viagem, em 2023, o casal abre o Rancho Zig Zag e seu romantismo em meio ao verde infinito, para a realização de casamentos, oferecendo toda a infraestrutura para até 70 convidados e um buffet que agrada até o mais exigente dos paladares.

A Chef pode criar um cardápio exclusivo para cada cerimônia, que remonte momentos especiais do casal com ingredientes locais e orgânicos.

Agradecimentos:
AB Uniformes 


SERVIÇO – Rancho Zig Zag

Site: www.ranchozigzag.com

Whattsapp: (12) 99628-6963

Endereço: Estrada do Lageado, 51-  Trilha Zig Zag
 Santo Antônio do Pinhal - São Paulo

Instagram: https://www.instagram.com/ranchozigzag/